Cursos online capacitam idosos para o mercado de trabalho

Cursos online capacitam idosos para o mercado de trabalho

Rio de Janeiro – No Brasil, os idosos representam 12% de toda a população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é que até 2060 esse número cresça para 22%. Diante desses dados, aliado a um mundo corporativo em constante mudança com as novas tecnologias, é necessário despertar o interesse das organizações para absorver uma população mais madura. Uma das saídas é manter-se atualizado e capacitado para estar em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.

Os módulos disponíveis dos cursos abordam temas como ‘Aposentadoria e seu aspecto financeiro’, Word básico, Excel básico, inglês básico e ‘Comunicação oral’ (Foto: Reprodução)

Pensando nisso, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon oferece cursos online e gratuitos em diversas áreas do Norte ao Sul do País. O objetivo dos cursos é fazer com que os participantes tenham potencial para contribuir ativamente com a sociedade por meio de seu trabalho, conhecimento e experiência.

“Até 2060, a expectativa é de que haja 73 milhões de idosos no Brasil e o país não está se preparando para isso”, destaca Henrique Noya, diretor executivo do Instituto. Ele explica que, ao contrário do que acontecia há algumas décadas, os idosos de hoje são infinitamente mais ativos, estão em condição de continuar produzindo e trabalhando, mas esbarram na dificuldade de se manter no mercado de trabalho. “São vistos como funcionários ultrapassados, quando na verdade, são experientes e pacientes para ensinar e aprender, numa troca de conhecimento que só traz benefícios às empresas”, completa Noya.

O curso conta com uma programação diferenciada para quem tem mais de 50 anos. Os módulos disponíveis abordam temas como ‘Aposentadoria e seu aspecto financeiro’, Word básico, Excel básico, inglês básico e ‘Comunicação oral’.

Além do conhecimento adquirido nas aulas, o participante também aprimora outras competências como conhecimento tecnológico, aperfeiçoando habilidades para utilizar equipamentos de informação e softwares (como Google e Pacote Office), bem como a capacidade de autodesenvolvimento, que promove o aprendizado de atitudes que ajudam a viver melhor e a desenvolver o seu crescimento profissional.

“Hoje, já temos exemplos concretos de que é possível transformar o desafio de absorver essa mão de obra em uma grande oportunidade. As empresas que não enxergarem isso para os próximos anos, certamente perderão espaço”, concluiu o diretor.

Videoaulas

Os cursos são compostos por videoaulas, com duração média de uma hora, que visam aprimorar as competências adquiridas. Há uma avaliação final que testa os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas para obtenção do certificado.

Como participar

Para ter acesso aos cursos, é necessário ter mais de 50 anos, acessar o link https://institutomongeralaegon.org/servicos-50/cursos-de-requalificacao e realizar um cadastro com dados básicos.

Mercado de trabalho

Um dos desafios para a população com mais de 60 anos é a recolocação no mercado de trabalho. Um estudo da PWC e FGV apontou que empresas acreditam que o custo pela senioridade, a acomodação e a falta de adaptação desses profissionais são fatores que limitam a contratação de pessoas com mais de 60 anos.

Mas a realidade não é bem essa. Na contramão deste pensamento, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon defende que é preciso desmistificar esse tipo de pensamento no País. Características como comprometimento, paciência, fidelidade e estabilidade emocional são os principais benefícios de contratação do profissional ‘grisalho’.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *