Reforço na preparação para o Enem: IFRS oferta cursos online gratuitos de Física do Ensino Médio

Reforço na preparação para o Enem: IFRS oferta cursos online gratuitos de Física do Ensino Médio

Os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem contar com um reforço. Os cursos a distância “Física para o Enem” são ofertados gratuitamente pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os alunos têm acesso a videoaulas e materiais de apoio como apostilas, testes e fichas-resumo de revisão abordando conteúdos de Física do Ensino Médio, além de simulados avaliativos.

O Física para o Enem é dividido em três cursos. O “Parte 1” aborda cinemática, dinâmica, estática e gravitação, em 30 horas-aula. A segunda parte, com 25 horas de curso, trata de hidrostática, ondas, óptica e termologia. A parte três é voltada para temas de eletrostática, eletrodinâmica, eletromagnetismo e física moderna.

As inscrições são feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. E o certificado é emitido digitalmente pelo estudante quando aprovado no curso. Mais informações podem ser encontradas nos endereços eletrônicos moodle.ifrs.edu.br ou ead.ifrs.edu.br.

Enem 2019 – As provas do Enem 2019 serão realizadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro de 2019. São 10.133 locais de aplicação do Enem, em 1.727 municípios brasileiros. O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior. Para saber mais, acesse a página do Inep.

O IFRS e o Enem – A nota do Enem é uma das formas de concorrer no Processo Seletivo de estudantes do IFRS para cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e para cursos superiores. Acompanhe as novidades no site de ingresso.

Sobre os cursos EaD do IFRS – os cursos EaD do IFRS são gratuitos e com conteúdos online. Qualquer pessoa pode participar (não é necessário ser aluno do IFRS), e as aulas têm flexibilidade para que o aluno curse no horário que tem disponível. Os interessados podem se inscrever e já iniciar as aulas.

Além de “Física para o Enem”, o IFRS oferece diversas opções de cursos de extensão (para complementar conhecimentos) EaD, nas áreas ambiente e saúde, ciências exatas, educação, gestão e negócios, idiomas, informática, produção alimentícia, recursos naturais, turismo e hospitalidade. Oferta também o Pré-IFRS, voltado aos que querem se preparar para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFRS.

No total, são 80 cursos, com  cargas-horárias que vão de 4 a 90 horas. As inscrições são feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual (moodle.ifrs.edu.br). Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos de cada curso.

>> Confira os detalhes dos cursos a distância “Física para o Enem”:

 Física para o Enem – Parte 1: Cinemática, Dinâmica, Estática e Gravitação

São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade, há um simulado avaliativo. O curso é organizado em sete unidades, que abrangem os conteúdos de Mecânica (Cinemática, Dinâmica, Estática e Gravitação).

Duração: 30 horas.

Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Inscrições: até 31/12/2019 – Conclusão do curso até 31/01/2020.

Física para o Enem – Parte 2: Hidrostática, Ondas, Óptica e Termologia

São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade, há um simulado avaliativo. O curso é organizado em sete unidades, que abrangem os conteúdos: Ondas, Termodinâmica e Óptica.

Duração: 25 horas.

Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Inscrições: até 31/12/2019 – Conclusão do curso até 31/01/2020.

Física para o Enem – Parte 3: Eletricidade e Física Moderna

São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade, é ofertado um simulado avaliativo. O curso é organizado em cinco unidades, que abrangem conteúdos de Eletrostática, Eletrodinâmica, Eletromagnetismo e Física Moderna.

Duração: 20 horas.

Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Inscrições até 31/12/2019 – Conclusão do curso até 31/01/2020.

Saiba mais:

Acesse moodle.ifrs.edu.br  ou o site da Coordenação de Educação a Distância do IFRS: ead.ifrs.edu.br.

Você conhece o IFRS?

 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito.

As unidades do Instituto são: Campus Alvorada, Campus Bento Gonçalves, Campus Canoas, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus Farroupilha, Campus Feliz, Campus Ibirubá, Campus Osório, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Rio Grande, Campus Rolante, Campus Sertão, Campus Vacaria, Campus Veranópolis e Campus Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves.

No total, são cerca de 22 mil alunos e 200 opções de cursos. Mais informações no sitewww.ifrs.edu.br.

Saiba também: Além do IFRS, no Rio Grande do Sul há outros dois Institutos Federais (IFs): oInstituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com Reitoria em Pelotas; e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), com Reitoria em Santa Maria. Em todo o país, são 38 IFs levando ensino público e gratuito a mais de 600 municípios (para conhecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, acesse o site do Conif).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *