Sindicig, Senai e Pitágoras se unem para oferecer curso gratuito em Guarapari

Sindicig, Senai e Pitágoras se unem para oferecer curso gratuito em Guarapari

Com o objetivo de trazer qualificação para a mão de obra da cidade, preparando profissionais para a retomada da economia, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari – Sindicig – em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem da Indústria – Senai – e apoio da Faculdade Pitágoras de Guarapari, está formando profissionais de carpintaria de forma gratuita através do curso de carpinteiro de obras.

O curso teve inicio no dia 23 do mês passado com as aulas teóricas no auditório do Sindicig e ontem (29) teve o começo das aulas práticas na unidade móvel do Senai, que estava estacionada na Faculdade Pitágoras. A previsão de conclusão do curso é para dezembro.

O instrutor do Senai, Divino José Lopes de 59 anos, tem formação técnica em construção civil e edificações, está há 28 anos de Senai, sendo 16 anos atendendo aperfeiçoamento profissional dentro de canteiros de obras e atua em outras 12 áreas da construção civil relatou que ensinar é uma oportunidade de ajudar as pessoas. “A vida não é só ganhar e faturar. Temos que servir também”.

“Nosso propósito vai além de um curso específico, queremos alterar a vida das pessoas através da educação. E isso vai desde um curso gratuito até a possibilidade dos nossos alunos partilharem os conhecimentos. Muita coisa boa vem por aí. Nosso espaço está sempre aberto a parcerias em benefício da comunidade”, falou Edvar Reis, diretor da Faculdade Pitágoras.

 

Os alunos foram recepcionados por Edvar Reis e também pelo presidente do Sindicig, Fernando Otávio.

Fernando explicou que a escolha pela carpintaria foi devido à grande demanda no mercado de Guarapari. “Temos obras sendo anunciadas no município e estamos com falta de carpinteiro qualificado. Aqui ele sai com selo de qualificação. São 20 profissionais que estão aprendendo do zero à profissão de carpinteiro e assim aumentando a chance de ser empregado”.

Para o auxiliar de obras desempregado, José Adilson da Silva, 43 anos, o curso é uma boa oportunidade de se capacitar, na teoria e na prática, e mudar de profissão em busca de novas chances. “Soube do curso através da internet e me inscrevi. O curso gratuito veio em boa hora, não teria condições de pagar por um. Só tenho a agradecer, pelas aulas e por poder crescer profissionalmente”.

Para 2020, novas ações como esta estão sendo planejadas de acordo com demanda e oportunidade. Os próximos cursos deverão ser de eletricista e pedreiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *