6 plataformas de cursos online gratuitos para professores

6 plataformas de cursos online gratuitos para professores
No Dia dos Professores, é importante ressaltar a importância da formação continuada para os profissionais da educação. De acordo com a pesquisa Profissão Docente, realizada pelo Todos Pela Educação e Itaú Social, cerca 69% dos professores entrevistados acreditam que é importante estar em atualização constante dos conhecimentos. Uma forma de investir na qualificação é utilizar as plataformas de cursos online gratuitos para professores. Elas reúnem conteúdos e recursos que fomentam as práticas profissionais. Confira.

Polo

Polo é um ambiente de aprendizagem criado pelo Itaú Social que apresenta cursos divididos em quatro categorias:
– Gestão Operacional
– Gestão Pedagógica
– Leitura, Escrita e Matemática
– Monitoramento e Avaliação
Na plataforma é possível optar pelas trilhas de conhecimento disponibilizadas ou realizar os cursos separadamente.

AVAMEC – MEC

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação – AVAMEC é uma plataforma que disponibiliza cursos em parceria com outras instituições. Entre as oportunidades, estão as seguintes categorias, com diferentes cursos sobre os temas:
– Programa Educação Conectada
– Programa Impulsiona
– Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Apoio ao Professor

Parceira da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a plataforma Apoio ao Professor é um programa de extensão universitária para a formação continuada de professores e especialistas. Os cursos disponíveis tratam sobre as novas tecnologias de aprendizagem e sobre matriz curricular na visão do desenho universal de aprendizagem.

FGV

Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das principais plataformas de cursos online gratuitos. São disponibilizadas formações de curta duração em diferentes áreas do conhecimento, incluindo educação. Entre as opções, estão os cursos de “Educação e Desenvolvimento”; “Gestão do Cotidiano Escolar”; “Instrumentos de avaliação na Educação”, entre outros.

Escolas Conectadas

Um simples cadastro na plataforma é o suficiente para ter acessos as aulas oferecidas pelo ambiente virtual Escolas Conectadas, iniciativa da Fundação Telefônica e a Fundação Bancária “la Caixa”. As formações podem ser acessadas por qualquer educador e não exige um nível de experiência específico.

Escola Aberta Terceiro Setor

O projeto social Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor visa contribuir com a capacitação de profissionais que atuam no Terceiro Setor. Para isso, oferece cursos online gratuitos em que auxiliam na qualificação e entendimento das particularidades deste setor. É ideal para professores que atuam com população em situação de risco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *