Banco Central disponibiliza cursos online gratuitos sobre gestão financeira

Banco Central disponibiliza cursos online gratuitos sobre gestão financeira

O Banco Central anunciou a criação de dois cursos gratuitos online sobre educação financeira. As aulas, que foram feitas em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), visam ajudar a população a lidar melhor com as finanças e manutenção de seus recursos, dando dicas de como a organizar o orçamento familiar, realizar de investimentos, como planejar a aposentadoria etc. Os materiais são elaborados de maneira didática para facilitar o entendimento para todos, simplificando jargões de economia.

São duas opções de curso oferecidas pelo Banco Central: a primeira é de “Gestão de Finanças Pessoais”, na qual as pessoas podem adquirir mais conhecimentos para gerir suas finanças, utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar os gastos. Todo o conteúdo é apresentado por meio de vídeos animados.

Outro curso oferecido pela instituição é o “Eu e meu dinheiro”. Com cinco vídeos educativos de curta duração, o curso é voltado para sensibilizar os participantes para a gestão das finanças pessoais. A formação traz reflexões sobre uso de crédito; orçamento familiar; necessidades e desejos; riscos e imprevistos, e consumo consciente.

Parceiros também possuem cursos próprios

A CVM também tem cursos para ajudar a gerir as finanças, facilitando a tomada de decisões sobre o uso do dinheiro no dia a dia. Um deles, o de “Matemática Financeira Básica”, tem o objetivo de apresentar conceitos introdutórios sobre o assunto, em temas que envolvem conceitos de matemática financeira, como consumo, empréstimos, financiamentos e investimentos.

Uma outra opção, chamada de Educação Financeira para Jovens, como o próprio nome diz, abrange a educação financeira para os mais novos e estimula a pessoa a refletir sobre a importância deste tema para sua vida, abordando assuntos como consumo consciente e equilíbrio financeiro; diferenças e relações entre poupar e investir e também orientação no planejamento financeiro em curto e médio prazo.

O último curso oferecido pela instituição é justamente voltado para o investimento: “Poupança e Investimento”, que auxilia a organizar as contas e planejando a vida financeira. Todos os cursos podem ser acessados no site da Comissão de Valores Mobiliários.

Já a FGV disponibiliza aulas para ajudar a planejar a aposentadoria, ajudando na conclusão de objetivos pessoais e/ou familiares nesse período da vida. A instituição oferece ainda aulas voltadas à organização do orçamento familiar e também ao gasto consciente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *