Curso online gratuito de jornalismo de dados está com inscrições abertas

Curso online gratuito de jornalismo de dados está com inscrições abertas
O Centro Knight, em parceria com a Escola de Dados, está promovendo um curso online gratuito em português, o “Introdução ao jornalismo de dados: Como entrevistar dados para reportagens investigativas”. Esse curso foi planejado como um programa de treinamento para jornalistas, professores e estudantes de jornalismo e está com inscrições abertas pelo site.
“Nos últimos anos, algumas das reportagens de maior impacto do jornalismo mundial precisaram aplicar técnicas de outros campos, como programação, estatística e design pra chegar na informação de interesse público. Lidar com bases de dados no processo jornalístico passou a ser um diferencial para repórteres e uma demanda das principais redações e empresas de comunicação”, destaca o Centro Knight.
Neste MOOC (curso online massivo e aberto, na sigla em inglês) de cinco semanas, que começa no dia 5 de agosto, os participantes vão aprender como produzir investigações jornalísticas guiadas por dados, seguindo a metodologia de ensino da Escola de Dados, baseada no fluxo de trabalho com dados (data pipeline). Cada módulo semanal trará vídeo-aulas, leituras, fóruns de debate e exercícios práticos, além de um breve questionário.
O curso de introdução ao jornalismo de dados terá como instrutores: Natália Mazotte, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, Adriano Belisário, jornalista e coordenador da Escola de Dados, o programador e professor Álvaro Justen, e Rodrigo Menegat, jornalista na editoria de infografia digital do Estadão.
Se tiver alguma dúvida referente ao curso, é só entrar em contato com Filipa Rodrigues, no filipa.rodrigues@utexas.edu ou pelo e-mail Journalismcourses@austin.utexas.edu.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *