É livro que fala? Projeto distribui conhecimento em estações de metrô

e-livro-que-fala-projeto-distribui-conhecimento-em-estacoes-de-metro

No assento do metrô, no banco da praça, nas salas de aula, nas estantes. O folhear de páginas a cada momento – seja em papel, seja em um toque em tablets – revela histórias, fatos, curiosidades. Ensina, transmite conhecimento, ajuda a compreender melhor a vida, amplia horizontes. Nos leva a outros mundos, mesmo aqueles que nem existem.

 

Enfim, o livro, que celebra a própria data nacional na próxima segunda-feira (29/10). A data remete a 29 de outubro de 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Rio de Janeiro, dando origem à Biblioteca Nacional.

 

NÚMERO DE LEITORES AUMENTA

A última pesquisa do Instituto Pró-Livro, de 2016, mostra que 56% da população brasileira leu livros no ano anterior. Número maior que em 2011, data do último levantamento, que apontou 50% de leitores. Em média, os brasileiros leem 4,96 livros por ano – o número inclui pessoas que leram pelo menos uma obra, em partes ou inteira, nos últimos três meses.

 

Não é algo muito animador, já que 2,43 livros foram lidos completos e 2,53 foram consumidos em partes. O brasileiro, ainda que o acesso ao ensino e os níveis de escolaridade tenham aumentado nos últimos anos, não é leitor assíduo: ler fica em 10º lugar quando há tempo livre, além de que 41% não gostam de ler (28% não gostam, e outros 13% não tem paciência).

 

Por outro lado, um número animador: são mais leitores na faixa de idade entre 18 e 24 anos: de 53% em 2011 para 67% em 2015. Estaríamos construindo um futuro mais leitor?

 

Esperamos que sim. Enquanto isso, iniciativas como o projeto Nas Estantes da Zona Norte levam a leitura aos moradores da região de maneira gratuita, por meio da distribuição de livros. Neste ano, a ação chega à 7ª edição e será realizada na próxima quinta-feira (1º/11) nas estações de metrô Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi, das 11h às 15h.

É uma forma de aproximar leitores e não leitores do hábito de ler, fazendo com que o livro extrapole as fronteiras de bibliotecas e escolas, indo ao encontro da população. Organizado pela Rede Social Zona Norte, que envolve associações, empresas e moradores da região, o projeto Nas Estantes da Zona Norte já distribuiu mais de 157 mil livros em seis edições. Como diz a Rede, “ler é um bom começo na vida de qualquer cidadão”. Nada melhor que estar perto de todos para estimular a leitura.

 

Quem quiser participar, ainda dá tempo. O projeto busca colaboradores para a captação de livros (colégios, bibliotecas, editoras que possam fazer doações) e a própria população. São aceitos livros em bom estado, sobretudo os de literatura infantil, para crianças de 0 a 6 anos, e literatura para jovens e adultos. Os livros podem ser entregues na Biblioteca Municipal Pedro Nava (Rua Helena do Sacramento, 1.000).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *