Ministério da Saúde e Unifesp abrem 100 mil vagas em curso online gratuito

Ministério da Saúde e Unifesp abrem 100 mil vagas em curso online gratuito

O Ministério da Saúde e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) estão com inscrições abertas para um curso online gratuito. São 100 mil vagas que podem ser ocupadas por pessoas de todo o Brasil.

A temática do curso gratuito online da Unifesp é Medicamentos na Atenção Primária no SUS. São 60 horas divididas em três módulos: SUS abre inscrições para curso gratuito a distância de Plantas Medicinais SUS abre inscrições para curso gratuito a distância sobre benefícios dos chás Módulo 1 – Medicamentos no SUS: do registro à incorporação.

Neste módulo, será abordado como os medicamentos são disponibilizados no mercado nacional e incorporados ao sistema de saúde, além dos meios utilizados para promover o acesso dos usuários aos tratamentos farmacológicos. Serão discutidos também os aspectos técnicos que devem nortear os profissionais de saúde quanto à intercambialidade dos medicamentos no SUS; Módulo 2 – Prescrição e dispensação de medicamentos no SUS.

Serão abordados os aspectos ligados à prescrição e à dispensação de medicamentos, incluindo o papel dos diferentes prescritores. Esses aspectos, que incluem os relacionados à compreensão dos pacientes, devem guiar o ato da prescrição; Módulo 3 – Segurança do paciente no uso de medicamentos, no qual serão abordados os eventos adversos que ocorrem no uso de medicamentos no contexto da atenção primária, a importância do fomento à prescrição e dispensação segura de medicamentos, e, também, a importância do papel dos profissionais de saúde na notificação de reações adversas a algum medicamento. Durante o estudo, os inscritos terão acesso a vídeos feitos por especialistas, infográficos e livros virtuais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *